Transmissão de dados

 

Em que consiste uma Transmissão de Dados?

Transmissão entre duas ou mais máquinas, onde existe um envio de dados e, consequentemente, uma mutua partilha dos mesmos, utilizando canais próprios, nos quais as mensagens são divididas em pacotes de dados.

 

Simplex

 

Uma comunicação é dita simplex quando existe um transmissor e um receptor, sendo que este papel não se inverte nunca no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidireccional, ou seja, um só sentido. Podemos ter um transmissor para vários receptores, e o receptor não tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.

Ex: Transmissões de TV; Transmissão de Rádio;

 

Half-duplex

 

Uma comunicação é considerada half duplex (também pode ser designada por semi-duplex) quando temos dois dispositivos, um transmissor e um receptor, em que ambos podem transmitir e receber dados, apesar de não ser em simultâneo. Esta é uma transmissão com sentido bidirecional, porque nem sempre é o dispositivo X a trocar informações com Y, dado que o inverso pode também acontecer. Durante uma transmissão deste tipo, em determinado instante, um dispositivo X será o transmissor e o dispositivo Y será receptor. Num outro instante, como foi anteriormente referido, os papéis podem ser invertidos. Por exemplo, o dispositivo X poderia transmitir dados que Y iria receber; seguidamente, o sentido da trasmissão seria invertido e Y transmitiria para X a informação, tendo em atenção que isto só acontece se os dados foram recebidos correctamente e na sua totalidade, ou, outro lado, se foram detectados erros de transmissão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de turn-around e o tempo necessário para os dispositivos trocarem as funções de transmissor e receptor é chamado de turn-around time.

 

Imagem:half_duplex.jpg


Ex: Walkie Talkie.

 

 

Full Duplex

Uma comunicação é chamada full duplex (ou simplesmente duplex) quando temos, uma vez mais, dois dispositivos: o transmissor e o receptor, podendo os dois transmitir dados (simultaneamente) em ambos os sentidos (transmissão bidireccional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direcção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around (operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos), uma linha full-duplex tem a possibilidade de transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.

 

https://paginas.fe.up.pt/~pro05009/l-escola/index.php?title=Transmiss%C3%A3o_de_dados_Simplex%2C_Half-Duplex_e_Full-Duplex