Memória RAM

 

A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor. A memória RAM encontra-se localizada na Motherboard.

 

DRAM é um tipo de memória RAM de acesso direto que armazena cada bit de dados num condensador ou Capacitor. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja atualizada periodicamente.

 

Memória SRAM é um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida a sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam actualizadas, como é o caso das memórias DRAM.

 

 

 

Memória ROM

 

Memória ROM é uma memória somente de leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

 

A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar as suas funções básicas ou principais, de forma a que elas sejam sempre acessíveis e não se apaguem ao interromper a alimentação. A memória ROM encontra-se na Motherboard.

 

Uma PROM é uma forma de memória digital onde o estado de cada bit está trancado por um fusível ou antifusível.

 

Uma EPROM é um tipo de chip de memória de computador que mantém os seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, é não-volátil e programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos.

 

Uma EEPROM é um chip de armazinamento não-volátil usado em computadores e outros aparelhos. Ao contrário de uma EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida um número ilimitado de vezes, mas só pode ser apagada e programada um número limitado de vezes, que variam entre as 100.000 e 1 milhão.

 

 

 

Memória Cache

 

Memória Cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento que pode ser demorado, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.

O uso de memórias Cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade. A memória Cache está localizada no processador (CPU).